Uma condição que atinge, aproximadamente, 30% da população, assim é a chamada Esteatose Hepática.
Uma doença silenciosa, caracterizada pelo acúmulo de gordura no interior das células do fígado, órgão que tem importantes papéis no nosso organismo como fazer o metabolismo dos carboidratos e proteínas, a síntese de colesterol, auxiliar na digestão de gorduras, armazenar vitaminas e minerais além, é claro, de ser o responsável por fazer um detox do nosso corpo.
QUAIS AS CAUSAS?
A Esteatose Hepática pode ser classificada de duas maneiras:
✔️ Esteatose Hepática Alcoólica, provocada pelo consumo excessivo de álcool;
✔️ Esteatose Hepática não Alcoólica, que tem como fatores de risco o sobrepeso ou a perda brusca de peso, diabetes não controlada, sedentarismo, uso de medicações como corticóide e, até mesmo, a gravidez.
QUAIS OS SINTOMAS?
Geralmente, a Esteatose Hepática é uma doença assintomática.
Porém, nos casos mais graves os pacientes se queixam de dor, fraqueza, perda de apetite, além de aumento do fígado.
Em estágios mais avançados a doença pode evoluir para problemas mais graves, como cirrose hepática, hepatite gordurosa (inflamação do fígado) e, até mesmo, câncer.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
Nas fases iniciais, o diagnóstico da Esteatose Hepática é feito através de exames laboratoriais ou de imagem.
Uma vez diagnosticada a doença, é indispensável realizar outros exames para diferenciar de outras doenças como hepatites, ou doenças autoimunes e genéticas.
Qual o tratamento?
Não existe um tratamento específico para Esteatose Hepática.
Uma vez diagnosticada a doença, o tratamento mais eficaz se dá através da mudança do estilo de vida com a da adoção de bons hábitos alimentares e da prática de atividades físicas.
Artigos Relacionados
Constipação intestinal – livre-se desse problema!
O seu intestino funciona como um "reloginho" ou quando você vai ao banheiro tem dificuldades para evacuar, passar minutos sentado e quando finalmente sai, fica a sensação que não foi suficiente. Se você passa por esse tipo de problema, você pode sofrer de constipação...
Prevenção do câncer de intestino ou colorretal
O câncer de intestino ou colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, ou seja, no cólon ou em sua porção final, o reto.Infelizmente, esse tipo de câncer acomete boa parte da população, porém, muitos deles não sabem que estão com a doença, seja...
Abscesso anorretal – o que você precisa saber
Abscesso Anorretal, também conhecido como abscesso anal, é um infecção na região do ânus, geralmente, ou próximo dela. QUAIS AS CAUSAS? De 2 a 3 vezes mais frequente em homens com idade entre 20 e 60 anos, o abscesso anorretal, geralmente, tem como causa a...
Comentários