Caracterizada por uma obsessão em perder peso, a anorexia nervosa é um tipo de transtorno alimentar cada vez mais comum entre mulheres jovens no Brasil, onde cerca de 150 mil novos casos são diagnosticados por ano.
Um tipo de transtorno onde a pessoa, embora extremamente magra, se enxerga muito acima do peso, e com medo de engordar mais, passa a se alimentar mal, a praticar exercícios de forma exagerada, e a fazer uso indiscriminado de emagrecedores.
QUAIS AS CAUSAS?
As causas da anorexia nervosa ainda são desconhecidas, mas, acredita-se que fatores psicológicos como a perda de um parente, biológicos como a predisposição genética, e, até mesmo, ambientais como padrão de beleza, possam influenciar no surgimento dessa doença.
QUAIS OS SINTOMAS?
No início da doença, os sintomas quase que passam despercebidos, porém, quando atinge um estágio avançado, a pessoa anoréxica apresenta:
Perda exagerada e rápida de peso, onde o índice de massa corporal chega a ficar igual ou inferior a 17,5 kg/m 2;
Ossos do corpo bem marcados e aparentes;
Preocupação com as calorias dos alimentos que consome;
Interrupção do ciclo menstrual;
Pele muito ressecada.
PODE GERAR OUTRAS COMPLICAÇÕES?
Sim, infelizmente, quando não diagnosticada e tratada a tempo, a anorexia nervosa pode desencadear um quadro grave de depressão, levando a pessoa a cometer até mesmo suicídio.
Qual o tratamento?
Atualmente, ainda não existe medicação específica para a anorexia nervosa.
Uma vez diagnosticada a doença, o tratamento deve ser multidisciplinar, ou seja, realizado por diferentes profissionais, desde um acompanhamento nutricional para uma reintrodução alimentar gradativa, até um acompanhamento psicológico para tratar sintomas como a depressão e ansiedade.
Uma pessoa com anorexia nervosa, nunca se enxerga doente, por isso nesses tipos de casos, o apoio de parentes e amigos é essencial para o sucesso do tratamento.
Artigos Relacionados
Constipação intestinal – livre-se desse problema!
O seu intestino funciona como um "reloginho" ou quando você vai ao banheiro tem dificuldades para evacuar, passar minutos sentado e quando finalmente sai, fica a sensação que não foi suficiente. Se você passa por esse tipo de problema, você pode sofrer de constipação...
Prevenção do câncer de intestino ou colorretal
O câncer de intestino ou colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, ou seja, no cólon ou em sua porção final, o reto.Infelizmente, esse tipo de câncer acomete boa parte da população, porém, muitos deles não sabem que estão com a doença, seja...
Abscesso anorretal – o que você precisa saber
Abscesso Anorretal, também conhecido como abscesso anal, é um infecção na região do ânus, geralmente, ou próximo dela. QUAIS AS CAUSAS? De 2 a 3 vezes mais frequente em homens com idade entre 20 e 60 anos, o abscesso anorretal, geralmente, tem como causa a...
Comentários