Saiba tudo sobre Anorexia Nervosa e quais os sintomas

Escrito por Dr. André Medeiros

13 de dezembro de 2019

Caracterizada por uma obsessão em perder peso, a anorexia nervosa é um tipo de transtorno alimentar cada vez mais comum entre mulheres jovens no Brasil, onde cerca de 150 mil novos casos são diagnosticados por ano.

Um tipo de transtorno onde a pessoa, embora extremamente magra, se enxerga muito acima do peso, e com medo de engordar mais, passa a se alimentar mal, a praticar exercícios de forma exagerada, e a fazer uso indiscriminado de emagrecedores.

 

QUAIS AS CAUSAS?

As causas da anorexia nervosa ainda são desconhecidas, mas, acredita-se que fatores psicológicos como a perda de um parente, biológicos como a predisposição genética, e, até mesmo, ambientais como padrão de beleza, possam influenciar no surgimento dessa doença.

 

QUAIS OS SINTOMAS?

No início da doença, os sintomas quase que passam despercebidos, porém, quando atinge um estágio avançado, a pessoa anoréxica apresenta:

Perda exagerada e rápida de peso, onde o índice de massa corporal chega a ficar igual ou inferior a 17,5 kg/m 2;
Ossos do corpo bem marcados e aparentes;
Preocupação com as calorias dos alimentos que consome;
Interrupção do ciclo menstrual;
Pele muito ressecada.

 

PODE GERAR OUTRAS COMPLICAÇÕES?

Sim, infelizmente, quando não diagnosticada e tratada a tempo, a anorexia nervosa pode desencadear um quadro grave de depressão, levando a pessoa a cometer até mesmo suicídio.

Qual o tratamento?

Atualmente, ainda não existe medicação específica para a anorexia nervosa.

Uma vez diagnosticada a doença, o tratamento deve ser multidisciplinar, ou seja, realizado por diferentes profissionais, desde um acompanhamento nutricional para uma reintrodução alimentar gradativa, até um acompanhamento psicológico para tratar sintomas como a depressão e ansiedade.

Uma pessoa com anorexia nervosa, nunca se enxerga doente, por isso nesses tipos de casos, o apoio de parentes e amigos é essencial para o sucesso do tratamento.

Artigos Relacionados

Tudo o que você precisa saber sobre alergia alimentar

Tudo o que você precisa saber sobre alergia alimentar

Como o próprio nome já diz, alergia alimentar é uma reação do nosso sistema imunológico a um determinado tipo de alimento, ou seja, um alimento que geralmente é inofensivo para você pode causar alergia em outra pessoa. Só para se ter uma ideia, estima-se que entre 6%...

Dor forte e queimação no estômago? Pode ser uma úlcera gástrica!

Dor forte e queimação no estômago? Pode ser uma úlcera gástrica!

A Úlcera Gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, nada mais é do que uma lesão (ferida) na parede interna do estômago, geralmente, benigna, mas que, quando não tratada, pode se aprofundar para todas as camadas do órgão levando a...

Você sabe o que é diverticulite aguda?

Você sabe o que é diverticulite aguda?

A Diverticulite Aguda é uma doença causada pela inflamação dos divertículos, que são pequenas bolsas, do tamanho de uma ervilha, que se formam na parede do intestino grosso. COMO SE FORMAM OS DIVERTÍCULOS? A principal causa para a formação dos divertículos, é uma...