Doença Hemorroidária: Conheça as Causas e o Tratamento das Hemorroidas

Escrito por Dr. André Medeiros

17 de outubro de 2019

O que é a Hemorroida?

A Doença Hemorroidária ainda é um tabu para a maioria das pessoas, sendo considerada um assunto delicado e constrangedor. Devemos nos desapegar dessa ideia e tratar as Hemorroidas como um tema de saúde importante para diversos pacientes. Mas afinal de contas, o que são as Hemorroidas?

Elas nada mais são que estruturas anatômicas normais, ou seja, todos nós as temos. As Hemorroidas são formadas por vasos sanguíneos situados na parte interna do reto e do ânus. Quando esses vasos inflamam, eles aumentam de tamanho, surgindo a Doença Hemorroidária.

Ela pode ser classificada em dois tipos: interna, situada dentro do canal anal, ou externa, situada na borda do ânus. Ambos os tipos são marcados pelas mesmas características de veias inchadas e inflamadas que causam desconforto e sangramento.

Qual é a causa da Hemorroida?

Algumas situações podem ocasionar na Doença Hemorroidária. Geralmente as causas são ligadas ao peso ou força excessiva aplicada no reto e no ânus, vindo de fatores como: constipação intestinal, esforço durante evacuações, obesidade, sedentarismo ou gravidez.

Outros fatores como comidas com condimentos picantes, excesso de tempo sentado no vaso sanitário e até mesmo excesso de limpeza com o papel higiênico podem contribuir com a Doença Hemorroidária.

Quais os sintomas da Hemorroida?

Como citado anteriormente, os sintomas mais conhecidos são veias inchadas, inflamadas, desconforto e sangramento. Eles aparecem primordialmente durante as evacuações mas, em alguns casos, o desconforto pode surgir até no ato de ficar sentado.

Todos os sintomas podem surgir desde os estágios mais iniciais da Doença Hemorroidária, em diferentes intensidades. Por isso, é importante que o paciente não ignore coceiras e sangramentos, principalmente na hora da higienização local.

Qual o tratamento da Hemorroida?

O tratamento da Doença Hemorroidária é feito, principalmente, por meio de modificações nos hábitos alimentares. Também é comum a recomendação do uso de laxantes, principalmente nos casos em que a constipação é grande.

Nada como uma dieta rica em fibras! Ela pode ser eficaz na evacuação, formando bolos mais sólidos e que causam menos desconforto para o paciente.

Em alguns casos, pode ser necessário um procedimento médico para remover as Hemorroidas. Porém, vai depender muito do quadro em que o paciente se encaixa, da análise do médico especialista e dos exames e sintomas.

As Hemorroidas podem afetar diretamente a qualidade de vida do indivíduo. Por isso, é muito importante que o paciente que suspeita estar com a Doença Hemorroidária esqueça dos tabus e procure um médico.

Que tal agendar uma consulta comigo? Sou especialista em doenças do aparelho gástrico como Hérnias, Apendicite, Fissuras anais e Doença Hemorroidária.

Artigos Relacionados

Transtorno de compulsão alimentar. Você sabe o que é?

Transtorno de compulsão alimentar. Você sabe o que é?

O Transtorno de Compulsão Alimentar ou TCA, é caracterizado pela ingestão exagerada de alimentos em um curto espaço de tempo, que vem seguida de um sentimento de culpa. Ou seja, o indivíduo mesmo sem fome ingere uma grande quantidade de alimentos, geralmente,...

Saiba tudo sobre Anorexia Nervosa e quais os sintomas

Saiba tudo sobre Anorexia Nervosa e quais os sintomas

Caracterizada por uma obsessão em perder peso, a anorexia nervosa é um tipo de transtorno alimentar cada vez mais comum entre mulheres jovens no Brasil, onde cerca de 150 mil novos casos são diagnosticados por ano. Um tipo de transtorno onde a pessoa, embora...