
Embora seja mais comum em pessoas com idade entre 20 e 30 anos, a Apendicite Aguda é uma patologia que pode ocorrer com qualquer pessoa e, provavelmente, você ou alguém próximo já deve ter sido diagnosticado com essa doença, que nada mais é do que a inflamação do apêndice, um pequeno órgão linfático em forma de bolsa localizado ao lado direito do intestino grosso.
QUAIS AS CAUSAS?
Não existe uma causa específica da Apendicite Aguda, porém, a obstrução do apêndice por restos fecais endurecidos, retenção de gordura, semente de alimentos e até mesmo por vermes, é uma das principais causas dessa doença.
QUAIS OS SINTOMAS?
O primeiro sintoma da Apendicite Aguda costuma ser uma dor intensa na região do umbigo que pode irradiar para o lado direito, e, geralmente, vem acompanhada da falta de apetite, febre, enjoos, vômitos ou diarréia.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
O diagnóstico da Apendicite Aguda é realizado com base no histórico do paciente e no toque do abdômen, porém, na maioria dos casos para um diagnóstico preciso é realizado um exame de ultrassom ou tomografia.
Qual o tratamento?
Uma vez diagnosticada a Apendicite Aguda o tratamento é sempre cirúrgico, onde através de uma pequena cirurgia é feita a remoção do apêndice a fim de evitar complicações e infecções.
Quando a cirurgia não é realizada a tempo, o apêndice pode estourar expelindo pus contaminado na cavidade abdominal, colocando em risco a vida do paciente. Por essa razão, caso você ou alguém da sua família sinta fortes dores no abdômen acompanhada de algum dos sintomas citados acima, o recomendado é procurar ajuda médica o quanto antes.
Artigos Relacionados
Constipação intestinal – livre-se desse problema!
O seu intestino funciona como um "reloginho" ou quando você vai ao banheiro tem dificuldades para evacuar, passar minutos sentado e quando finalmente sai, fica a sensação que não foi suficiente. Se você passa por esse tipo de problema, você pode sofrer de constipação...
Prevenção do câncer de intestino ou colorretal
O câncer de intestino ou colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, ou seja, no cólon ou em sua porção final, o reto.Infelizmente, esse tipo de câncer acomete boa parte da população, porém, muitos deles não sabem que estão com a doença, seja...
Abscesso anorretal – o que você precisa saber
Abscesso Anorretal, também conhecido como abscesso anal, é um infecção na região do ânus, geralmente, ou próximo dela. QUAIS AS CAUSAS? De 2 a 3 vezes mais frequente em homens com idade entre 20 e 60 anos, o abscesso anorretal, geralmente, tem como causa a...
Comentários