Dor abdominal intensa do lado direito? Esse pode ser um sintoma de apendicite aguda.

Escrito por Dr. André Medeiros

18 de fevereiro de 2020

Embora seja mais comum em pessoas com idade entre 20 e 30 anos, a Apendicite Aguda é uma patologia que pode ocorrer com qualquer pessoa e, provavelmente, você ou alguém próximo já deve ter sido diagnosticado com essa doença, que nada mais é do que a inflamação do apêndice, um pequeno órgão linfático em forma de bolsa localizado ao lado direito do intestino grosso.

QUAIS AS CAUSAS?

Não existe uma causa específica da Apendicite Aguda, porém, a obstrução do apêndice por restos fecais endurecidos, retenção de gordura, semente de alimentos e até mesmo por vermes, é uma das principais causas dessa doença.

 

QUAIS OS SINTOMAS?

 O primeiro sintoma da Apendicite Aguda costuma ser uma dor intensa na região do umbigo que pode irradiar para o lado direito, e, geralmente, vem acompanhada da falta de apetite, febre, enjoos, vômitos ou diarréia.

 

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico da Apendicite Aguda é realizado com base no histórico do paciente e no toque do abdômen, porém, na maioria dos casos para um diagnóstico preciso é realizado um exame de ultrassom ou tomografia.

Qual o tratamento?

 

Uma vez diagnosticada a Apendicite Aguda o tratamento é sempre cirúrgico, onde através de uma pequena cirurgia é feita a remoção do apêndice a fim de evitar complicações e infecções.

 

Quando a cirurgia não é realizada a tempo, o apêndice pode estourar expelindo pus contaminado na cavidade abdominal, colocando em risco a vida do paciente. Por essa razão, caso você ou alguém da sua família sinta fortes dores no abdômen acompanhada de algum dos sintomas citados acima, o recomendado é procurar ajuda médica o quanto antes.

Artigos Relacionados

Dor forte e queimação no estômago? Pode ser uma úlcera gástrica!

Dor forte e queimação no estômago? Pode ser uma úlcera gástrica!

A Úlcera Gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, nada mais é do que uma lesão (ferida) na parede interna do estômago, geralmente, benigna, mas que, quando não tratada, pode se aprofundar para todas as camadas do órgão levando a...

Você sabe o que é diverticulite aguda?

Você sabe o que é diverticulite aguda?

A Diverticulite Aguda é uma doença causada pela inflamação dos divertículos, que são pequenas bolsas, do tamanho de uma ervilha, que se formam na parede do intestino grosso. COMO SE FORMAM OS DIVERTÍCULOS? A principal causa para a formação dos divertículos, é uma...

Hérnia Abdominal. Você sabe o que é?

Hérnia Abdominal. Você sabe o que é?

A hérnia abdominal é caracterizada por um deslocamento anormal de conteúdo da cavidade abdominal por uma área de fraqueza da parede do abdômen, ou seja, é um defeito da parede abdominal por onde uma víscera ou um órgão de dentro do abdômen pode sair. Segundo dados do...