Dor no peito, tosse seca e queimação? Esses podem ser sintomas da Doença Refluxo Gastroesofágico!

Escrito por Dr. André Medeiros

7 de janeiro de 2020

Conhecida também como azia, a doença do refluxo gastroesofágico é caracterizada pela volta dos ácidos presentes dentro do estômago para o esôfago, o que causa a irritação nos tecidos que revestem esse órgão.

 

QUAIS AS CAUSAS?

Para entender as causas dessa doença, é preciso conhecer o caminho que o alimento faz após ser mastigado. Por exemplo, quando você come um sanduíche, após ser mastigado na boca, ele passa pela faringe, pelo esôfago e cai no estômago.

Entre o esôfago e o estômago, existe o esfíncter, que é uma válvula que se abre para dar passagem aos alimentos e se fecha para impedir que o suco gástrico volte para o esôfago.Quando essa válvula não funciona corretamente, aí então ocorre o refluxo.

 

QUAIS OS SINTOMAS?

 Os sintomas clássicos da doença do refluxo gastroesofágico, são azia e uma sensação de queimação na boca do estômago. Porém, em alguns casos esse sintoma pode vir acompanhado de uma tosse seca e de uma dor no peito, que pode ser facilmente confundida com a angina ou um infarto.

 

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

 O diagnóstico é realizado através de exames clínicos, como a endoscopia digestiva alta e a pHmetria.

Qual o tratamento?

Após ser diagnosticada por um médico especialista, o tratamento dessa doença consiste na administração de uma dieta regrada e medicamentos que diminuem a produção de ácido pelo estômago. Em alguns casos, para pacientes que não respondem ao tratamento convencional, o tratamento indicado para a doença do refluxo gastroesofágico pode ser cirúrgico.

Artigos Relacionados

Tudo o que você precisa saber sobre alergia alimentar

Tudo o que você precisa saber sobre alergia alimentar

Como o próprio nome já diz, alergia alimentar é uma reação do nosso sistema imunológico a um determinado tipo de alimento, ou seja, um alimento que geralmente é inofensivo para você pode causar alergia em outra pessoa. Só para se ter uma ideia, estima-se que entre 6%...

Dor forte e queimação no estômago? Pode ser uma úlcera gástrica!

Dor forte e queimação no estômago? Pode ser uma úlcera gástrica!

A Úlcera Gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, nada mais é do que uma lesão (ferida) na parede interna do estômago, geralmente, benigna, mas que, quando não tratada, pode se aprofundar para todas as camadas do órgão levando a...

Você sabe o que é diverticulite aguda?

Você sabe o que é diverticulite aguda?

A Diverticulite Aguda é uma doença causada pela inflamação dos divertículos, que são pequenas bolsas, do tamanho de uma ervilha, que se formam na parede do intestino grosso. COMO SE FORMAM OS DIVERTÍCULOS? A principal causa para a formação dos divertículos, é uma...