Gastrite: conheça as causas, sintomas e tratamentos

Escrito por Dr. André Medeiros

30 de setembro de 2019

O que é a Gastrite

A dor e a queimação, sintomas típicos da Gastrite, são consequência de uma inflamação nas paredes internas do estômago. E qual a causa disso? Gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Essa alteração pode ser provocada por diferentes fatores.

A doença pode surgir repentinamente ou ser crônica, ou seja, quando o processo inflamatório se instala e leva muito tempo para ser controlado.

Quais são as causas da Gastrite?
Pesquisas apontam que a maioria dos casos dessa patologia são provocados por uma bactéria chamada Helicobacter pylori. Outros fatores também são causas comuns da Gastrite, como o uso prolongado de medicamentos, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo. 

Quais são os sintomas da Gastrite?

Como todas as patologias, os sintomas podem variar de paciente a paciente. A queixa mais comum é a da dor na “boca do estômago” que pode irradiar-se para outras regiões do corpo e confundir-se até com a dor do infarto.

A dor da Gastrite, começa na região epigástrica, logo abaixo do esterno, na parte anterior do tórax. Essa dor pode vir acompanhada de azia ou queimação. A azia costuma piorar quando a pessoa se deita depois de refeição pesada e gordurosa.

Perda do apetite, náuseas, vômitos (com ou sem sangue) e presença de sangue nas fezes também são sintomas de Gastrite.

Qual o tratamento para a Gastrite?

Histórico clínico e endoscopia são fundamentais para o diagnóstico da Gastrite. Também pode haver a necessidade de uma biópsia de fragmentos da mucosa estomacal. O tratamento da Gastrite é diretamente ligado à causa da doença.

Como existe associação entre Helicobacter pylori e Gastrite, é essencial que ambos sejam tratados. O uso de ácido acetilsalicílico, anti-inflamatórios e álcool deve ser evitado, porque essas substâncias funcionam como fatores de risco para a doença.

O tratamento pode ser administrado com medicamentos via oral e os resultados obtidos costumam ser bastante satisfatórios.

E aí, está apresentando alguns dos sintomas? Então agende uma consulta comigo! Sou especialista em doenças do aparelho gástrico como Hérnias, Apendicite, Fissuras anais e Doença Hemorroidária.

Artigos Relacionados

Tudo o que você precisa saber sobre alergia alimentar

Tudo o que você precisa saber sobre alergia alimentar

Como o próprio nome já diz, alergia alimentar é uma reação do nosso sistema imunológico a um determinado tipo de alimento, ou seja, um alimento que geralmente é inofensivo para você pode causar alergia em outra pessoa. Só para se ter uma ideia, estima-se que entre 6%...

Dor forte e queimação no estômago? Pode ser uma úlcera gástrica!

Dor forte e queimação no estômago? Pode ser uma úlcera gástrica!

A Úlcera Gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, nada mais é do que uma lesão (ferida) na parede interna do estômago, geralmente, benigna, mas que, quando não tratada, pode se aprofundar para todas as camadas do órgão levando a...

Você sabe o que é diverticulite aguda?

Você sabe o que é diverticulite aguda?

A Diverticulite Aguda é uma doença causada pela inflamação dos divertículos, que são pequenas bolsas, do tamanho de uma ervilha, que se formam na parede do intestino grosso. COMO SE FORMAM OS DIVERTÍCULOS? A principal causa para a formação dos divertículos, é uma...