Hérnia Abdominal. Você sabe o que é?

Escrito por Dr. André Medeiros

23 de janeiro de 2020

A hérnia abdominal é caracterizada por um deslocamento anormal de conteúdo da cavidade abdominal por uma área de fraqueza da parede do abdômen, ou seja, é um defeito da parede abdominal por onde uma víscera ou um órgão de dentro do abdômen pode sair.

Segundo dados do Ministério da Saúde, de 3% a 8% dos brasileiros apresentam algum tipo de hérnia na região do abdômen, que podem ocorrer com maior frequência na região inguinal (virilha), região femoral (próximo à virilha), na cicatriz umbilical e em cicatrizes de cirurgias prévias (Hérnia incisional).

QUAIS AS CAUSAS?

A hérnia abdominal pode ser causada devido a um enfraquecimento genético da parede que cobre o abdômen, ou após a realização de algum esforço, como, por exemplo, tossir ou levantar peso em excesso após uma cirurgia.

QUAIS OS SINTOMAS?

Quanto pequenas, geralmente, as hérnias não dão sinais.

Porém, em outros casos podem provocar dor, inchaço e vermelhidão no local, especialmente quando há um encarceramento ou torção dos órgãos que estão dentro da hérnia.

Qual o tratamento?

Após ser diagnosticada através de uma avaliação clínica, e, em casos específicos, através de exames de imagem, o tratamento é realizado através de uma cirurgia ( geralmente por laparoscopia) com o objetivo de recolocar o conteúdo que está dentro da hérnia na cavidade abdominal e corrigir o defeito da musculatura da parede abdominal.

Artigos Relacionados

Tudo o que você precisa saber sobre alergia alimentar

Tudo o que você precisa saber sobre alergia alimentar

Como o próprio nome já diz, alergia alimentar é uma reação do nosso sistema imunológico a um determinado tipo de alimento, ou seja, um alimento que geralmente é inofensivo para você pode causar alergia em outra pessoa. Só para se ter uma ideia, estima-se que entre 6%...

Dor forte e queimação no estômago? Pode ser uma úlcera gástrica!

Dor forte e queimação no estômago? Pode ser uma úlcera gástrica!

A Úlcera Gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, nada mais é do que uma lesão (ferida) na parede interna do estômago, geralmente, benigna, mas que, quando não tratada, pode se aprofundar para todas as camadas do órgão levando a...

Você sabe o que é diverticulite aguda?

Você sabe o que é diverticulite aguda?

A Diverticulite Aguda é uma doença causada pela inflamação dos divertículos, que são pequenas bolsas, do tamanho de uma ervilha, que se formam na parede do intestino grosso. COMO SE FORMAM OS DIVERTÍCULOS? A principal causa para a formação dos divertículos, é uma...