Hérnia umbilical – conheça os sintomas e o tratamento

Escrito por Dr. André Medeiros

12 de novembro de 2020

A videolaparoscopia no tratamento das hérnias inguinais

Mais frequentes em recém-nascidos e crianças com menos de um ano de vida, a hérnia umbilical é uma condição em que o intestino se projeta pela parede abdominal, desencadeando uma abertura anormal.
Porém, a hérnia umbilical pode surgir também em pessoas adultas de qualquer idade, sem apresentar grandes sintomas.

 

 

QUAIS AS CAUSAS?

 

Em crianças, geralmente, a hérnia umbilical é causada por malformações congênitas e desaparecem ainda no primeiro ano de vida.
Em adultos a hérnia umbilical, geralmente, aparece por duas causas:
✔️ Baixo tônus, ou seja, musculatura do abdômen fraca
✔️ Aumento da pressão intra-abdominal que pode ocorrer em casos de obesidade, gravidez, entre outros.

 

 

 

QUAIS OS SINTOMAS?

 

Tanto em adultos como em crianças, o sintoma mais comum da hérnia umbilical é uma saliência indolor e maleável em volta do umbigo.

Geralmente, as hérnias umbilicais são assintomáticas, porém, quando um adulto sente dor no local isso significa gravidade e, quando não tratada, pode levar a maiores complicações.

 

Qual o tratamento?

Em crianças, a maioria das hérnias umbilicais costuma desaparece espontaneamente.

Já em pessoas adultas, em caso de dor local ou se a hérnia umbilical ultrapassar os 1,5cm de diâmetro, o tratamento indicado é a cirurgia pois, nesses casos, podem ocorrer maiores complicações como, por exemplo, o estrangulamento de órgãos abdominais.

Artigos Relacionados

Constipação intestinal – livre-se desse problema!

Constipação intestinal – livre-se desse problema!

O seu intestino funciona como um "reloginho" ou quando você vai ao banheiro tem dificuldades para evacuar, passar minutos sentado e quando finalmente sai, fica a sensação que não foi suficiente. Se você passa por esse tipo de problema, você pode sofrer de constipação...

Prevenção do câncer de intestino ou colorretal

Prevenção do câncer de intestino ou colorretal

O câncer de intestino ou colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, ou seja, no cólon ou em sua porção final, o reto.Infelizmente, esse tipo de câncer acomete boa parte da população, porém, muitos deles não sabem que estão com a doença, seja...

Abscesso anorretal – o que você precisa saber

Abscesso anorretal – o que você precisa saber

Abscesso Anorretal, também conhecido como abscesso anal, é um infecção na região do ânus, geralmente, ou próximo dela.   QUAIS AS CAUSAS? De 2 a 3 vezes mais frequente em homens com idade entre 20 e 60 anos, o abscesso anorretal, geralmente, tem como causa a...