Você certamente já deve ter ouvido falar de alguém que sofreu de “Pedra na vesícula”. Porém, não são todos que sabem responder o que realmente caracteriza essa doença. Venha conhecer um pouco mais sobre esse problema que aflige milhões de brasileiros e saiba como tratá-lo!
O que é a Pedra na Vesícula?
Como o próprio nome já diz, esse quadro é caracterizado pela formação de pequenas pedras na Vesícula Biliar do paciente. Esse órgão fica localizado no lobo inferior direito do fígado e é onde a famosa bile se concentra.
A bile é uma formação de diferentes substâncias absorvidas pelo fígado. Dentre essas substâncias que a bile ajuda a absorver, está o temido colesterol.
Qual é a causa da Pedra na Vesícula?
Na grande maioria dos casos, o alto teor de colesterol absorvido pela bile é a causa da formação de um ou mais cálculos. Essas pedras podem ficar alojadas na própria vesícula ou até mesmo obstruir o fluxo da bile no seu caminho para o intestino delgado. Na grande maioria dos casos, o alto teor de colesterol absorvido pela bile é a causa da formação de um ou mais cálculos. Essas pedras podem ficar alojadas na própria vesícula ou até mesmo obstruir o fluxo da bile no seu caminho para o intestino delgado.
Existem outros fatores que podem alterar a composição da bile e consequentemente causar a formação de cálculos, como:
● Comer alimentos gordurosos e pobres em fibras;
● Diabetes;
● Pressão alta (hipertensão);
● Vida sedentária;
● Predisposição genética;
● Obesidade;
● Fumo.
Quais os sintomas da Pedra na Vesícula?
Como todas as patologias, os sintomas podem variar de um paciente para outro. Em alguns casos, a Pedra na Vesícula pode até não apresentar sintomas. Porém, na maioria das vezes, os sintomas mais característicos da Perdra na Vesícula são dores intensas na parte superior direita da barriga e inchaço.
É comum que essa dor apareça por volta de meia hora após as refeições. Ela atinge diferentes graus de intensidade até desaparecer, por hora. Em alguns casos, ela é acompanhada por desagradáveis febres, náuseas e vômitos.
Qual o tratamento da Pedra na Vesícula?
O tratamento mais comum para Pedra na Vesícula pode ser feito com medicamentos que diluem o cálculo. Em casos mais graves, a cirurgia por laparoscopia é o tratamento mais indicado. Mas fique tranquilo pois ela requer poucos dias de internação.
É importante que você saiba que o tratamento para a Pedra na Vesícula começa com a prevenção. Para evitar a patologia, tenha uma dieta saudável, rica em fibras e com pouca gordura. Procure manter o peso, de preferência se exercitando com frequência, pois isso ajuda a controlar o nível do colesterol e previne a diabetes e a hipertensão.
Fique atento! Se você tem histórico familiar da doença, notifique o seu médico e faça exames periódicos.
Artigos Relacionados
Constipação intestinal – livre-se desse problema!
O seu intestino funciona como um "reloginho" ou quando você vai ao banheiro tem dificuldades para evacuar, passar minutos sentado e quando finalmente sai, fica a sensação que não foi suficiente. Se você passa por esse tipo de problema, você pode sofrer de constipação...
Prevenção do câncer de intestino ou colorretal
O câncer de intestino ou colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, ou seja, no cólon ou em sua porção final, o reto.Infelizmente, esse tipo de câncer acomete boa parte da população, porém, muitos deles não sabem que estão com a doença, seja...
Abscesso anorretal – o que você precisa saber
Abscesso Anorretal, também conhecido como abscesso anal, é um infecção na região do ânus, geralmente, ou próximo dela. QUAIS AS CAUSAS? De 2 a 3 vezes mais frequente em homens com idade entre 20 e 60 anos, o abscesso anorretal, geralmente, tem como causa a...
Comentários