Transtorno de compulsão alimentar. Você sabe o que é?

Escrito por Dr. André Medeiros

13 de janeiro de 2020

O Transtorno de Compulsão Alimentar ou TCA, é caracterizado pela ingestão exagerada de alimentos em um curto espaço de tempo, que vem seguida de um sentimento de culpa. Ou seja, o indivíduo mesmo sem fome ingere uma grande quantidade de alimentos, geralmente, calóricos e depois se sente muito culpado por isso.

 

QUAIS AS CAUSAS?

Não existe uma causa pré-definida para o Transtorno de Compulsão Alimentar, porém, são vários os fatores que podem desencadear esse problema.

Entre eles podemos destacar períodos de estresse, baixa autoestima, depressão, dietas mal sucedidas, e, até mesmo, a não aceitação da aparência física.

 

QUAIS OS SINTOMAS?

Além da ingestão exagerada de alimentos em um curto espaço de tempo, mesmo sem sentir fome, existem outros sintomas característicos do TCA, são eles:

Comer muito rápido e até se sentir mal;
Comer pouco perto de outras pessoas e compulsivamente quando está sozinho;
Esconder alimentos para comer quando estiver sozinho;
Usar a comida como fuga para aliviar outros problemas.

 

Qual o tratamento?

Após diagnosticado, o tratamento do TCA costuma envolver diferentes estratégias como, por exemplo, o uso de medicamentos antidepressivos aliado a terapias e grupos de auto ajuda.

Uma pessoa com Transtorno de Compulsão Alimentar, nunca se enxerga doente, por isso nesses tipos de casos, o apoio de parentes e amigos é essencial para o sucesso do tratamento.

Artigos Relacionados

Saiba tudo sobre Anorexia Nervosa e quais os sintomas

Saiba tudo sobre Anorexia Nervosa e quais os sintomas

Caracterizada por uma obsessão em perder peso, a anorexia nervosa é um tipo de transtorno alimentar cada vez mais comum entre mulheres jovens no Brasil, onde cerca de 150 mil novos casos são diagnosticados por ano. Um tipo de transtorno onde a pessoa, embora...

Pedra na Vesícula: conheça a doença e saiba como tratar!

Pedra na Vesícula: conheça a doença e saiba como tratar!

Você certamente já deve ter ouvido falar de alguém que sofreu de “Pedra na vesícula”. Porém, não são todos que sabem responder o que realmente caracteriza essa doença. Venha conhecer um pouco mais sobre esse problema que aflige milhões de brasileiros e saiba como...