Tudo o que você precisa saber sobre alergia alimentar

Escrito por Dr. André Medeiros

14 de fevereiro de 2020

Como o próprio nome já diz, alergia alimentar é uma reação do nosso sistema imunológico a um determinado tipo de alimento, ou seja, um alimento que geralmente é inofensivo para você pode causar alergia em outra pessoa.

Só para se ter uma ideia, estima-se que entre 6% e 8% das crianças menores de 3 anos e 3% dos adultos em todo o mundo, sofram com algum tipo de alergia alimentar.

QUAIS AS CAUSAS?

Qualquer tipo de alimento pode causar alergia, porém, geralmente essas alergias são desencadeadas pela ingestão de ovos, camarão, peixes, nozes, amendoins, leite, trigo e soja.

QUAIS OS SINTOMAS?

Os sintomas das alergias alimentares variam muito de acordo com a idade da pessoa. 

Em crianças, por exemplo, o sintoma mais comum é a erupção cutânea acompanhada, geralmente, de náuseas, vômitos e diarreia.

Nos adultos elas podem causar desde coceira na boca, urticária, eczema até mesmo tontura, desmaio e anafilaxia.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

Infelizmente, ainda não existe um teste específico para identificar um caso de alergia alimentar, porém, além da análise dos sintomas, alguns exames como testes cutâneos, dieta de exclusão, testes de provocação oral e teste dosagem da IgE específica, podem ajudar a chegar ao diagnóstico final.

Qual o tratamento?

Após ser diagnosticada por um médico especialista, além de evitar a ingestão do alimento causador da alergia, em alguns casos é necessário o uso de medicamentos específicos para o tratamento dos sintomas em caso de uma crise alérgica. 

É importante lembrar que alergia alimentar è algo grave e pode levar a óbito tanto uma criança quanto um adulto, por essa razão é muito importante estar sempre atento a todos os sintomas.

Artigos Relacionados

Dor forte e queimação no estômago? Pode ser uma úlcera gástrica!

Dor forte e queimação no estômago? Pode ser uma úlcera gástrica!

A Úlcera Gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, nada mais é do que uma lesão (ferida) na parede interna do estômago, geralmente, benigna, mas que, quando não tratada, pode se aprofundar para todas as camadas do órgão levando a...

Você sabe o que é diverticulite aguda?

Você sabe o que é diverticulite aguda?

A Diverticulite Aguda é uma doença causada pela inflamação dos divertículos, que são pequenas bolsas, do tamanho de uma ervilha, que se formam na parede do intestino grosso. COMO SE FORMAM OS DIVERTÍCULOS? A principal causa para a formação dos divertículos, é uma...

Hérnia Abdominal. Você sabe o que é?

Hérnia Abdominal. Você sabe o que é?

A hérnia abdominal é caracterizada por um deslocamento anormal de conteúdo da cavidade abdominal por uma área de fraqueza da parede do abdômen, ou seja, é um defeito da parede abdominal por onde uma víscera ou um órgão de dentro do abdômen pode sair. Segundo dados do...