Você sabe o que é diverticulite aguda?

Escrito por Dr. André Medeiros

12 de fevereiro de 2020

A Diverticulite Aguda é uma doença causada pela inflamação dos divertículos, que são pequenas bolsas, do tamanho de uma ervilha, que se formam na parede do intestino grosso.

COMO SE FORMAM OS DIVERTÍCULOS?

A principal causa para a formação dos divertículos, é uma dieta pobre em fibras, ou seja, quando uma pessoa ingere alimentos com pouca fibra ela corre o risco das suas fezes ficam muito duras causando uma constipação intestinal.

Com a dificuldade para evacuar, a tendência é que a pessoa faça mais força, o que, com o tempo, acaba provocando uma pressão no cólon e nos intestinos formando então os divertículos, que quando cheios de fezes causam uma inflamação ou infecção, a qual chamamos Diverticulite Aguda.

Porém, idade acima dos 40 anos, obesidade, sedentarismo e o tabagismo, também são considerados fatores de risco para a doença.

QUAIS OS SINTOMAS?

Os sintomas da Diverticulite Aguda são dor na parte inferior do lado esquerdo, náuseas, vômitos, febre, prisão de ventre ou diarreia.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico da Diverticulite Aguda é feito através de um exame clínico e laboratorial, associado à um exame de imagem, geralmente, uma Tomografia Computadorizada.

 

Qual o tratamento?

Uma vez diagnosticada a Diverticulite Aguda o tratamento é definido com base na gravidade dos sintomas.

Quando o quadro é leve, o paciente pode seguir as orientações e o tratamento em casa, fazendo uso de analgésicos e antibióticos geralmente, porém, nos casos mais graves, é importante que o paciente fique internado para a avaliação de um possível procedimento cirúrgico.

Artigos Relacionados

Tudo o que você precisa saber sobre alergia alimentar

Tudo o que você precisa saber sobre alergia alimentar

Como o próprio nome já diz, alergia alimentar é uma reação do nosso sistema imunológico a um determinado tipo de alimento, ou seja, um alimento que geralmente é inofensivo para você pode causar alergia em outra pessoa. Só para se ter uma ideia, estima-se que entre 6%...

Dor forte e queimação no estômago? Pode ser uma úlcera gástrica!

Dor forte e queimação no estômago? Pode ser uma úlcera gástrica!

A Úlcera Gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, nada mais é do que uma lesão (ferida) na parede interna do estômago, geralmente, benigna, mas que, quando não tratada, pode se aprofundar para todas as camadas do órgão levando a...

Hérnia Abdominal. Você sabe o que é?

Hérnia Abdominal. Você sabe o que é?

A hérnia abdominal é caracterizada por um deslocamento anormal de conteúdo da cavidade abdominal por uma área de fraqueza da parede do abdômen, ou seja, é um defeito da parede abdominal por onde uma víscera ou um órgão de dentro do abdômen pode sair. Segundo dados do...